Feijoada de Cogumelos Pleurothus

Hoje foi dia de Cabaz Vale da Marquesa e podem comprovar pelas imagens a diferença do meu frigorífico terça-feira à noite e quarta-feira de manhã. Bem mais composto han? ;) 
Não resisti aos Cogumelos Pleurothus e trouxe uma caixa bem aviada. Logo no caminho para casa, decidi que metade deles teriam como destino uma bela feijoada (receita adaptada de um dos livros da Gabriela Oliveira que tanto gosto). Com este frio é mesmo uma comida de conforto. E que bem soube ;) Vamos lá:

3 chávenas de feijão branco ou feijão encarnado cozido
250gr de cogumelos pleurothus
1/2 couve coração
1 cenoura
1 cebola
2 dentes de alho
1 tomate maduro
1 folha de louro
1/2 chávena de vinho branco
1 chávena do caldo de cozer o feijão (ou 1 chávena de água caso o feijão seja de conserva)
pimentão doce q.b.
pimenta preta q.b.
cominhos q.b.
piri-piri q.b. (opcional)
sal q.b.
azeite q.b.

Preparação:
Picar a cebola e os alhos e refogar num pouco de azeite. Quando a cebola estiver translúcida, juntar a cenoura partida em rodelas, o tomate picado, a folha de louro e o vinho branco. Deixar cozinhar.
Adicionar a couve cortada em pedaços grandes e os cogumelos (costumo rasgar em pedaços grandes). Cozinhar até ficar tenro.
Adicionar o feijão e a água. Temperar com sal, pimenta preta, cominhos, pimentão doce (costumo colocar também uma pitada de pimentão doce fumado) e piri-piri. Cozinhar mais alguns minutos para os sabores se fundirem.
É só servir e apreciar com um bom copo de vinho. 



Bom Apetite! :) 

Comentários

Mensagens populares