Seitan com cogumelos Shitake

Tenho o privilégio de adquirir cogumelos shitake biológicos e frescos. Acreditem que a diferença no sabor é incrível! São uns cogumelos carnudos e de sabor intenso. Adoro! Tudo isto graças à fantástica variedade de produtos que consigo com o Cabaz do Vale da Marquesa (espreitem a sua página do facebook aqui: https://www.facebook.com/ValedaMarquesa.bio/?fref=ts )
Segue agora a receita que aconchega e sacia nestes dias mais frescos.



1 embalagem pequena de seitan
Cogumelos shitake a gosto (usei 200gr)
1 cm de gengibre ralado
Curcuma (ou açafrão das Índias) a gosto*
Pimenta preta moída na hora a gosto *
Shoyu (molho de soja) q.b.
1 cebola pequena picada
Azeite q.b.
1 embalagem de "natas" de arroz (quem quiser pode utilizar natas normais ou de soja)
2 colheres de sopa de manteiga de amendoim
Sementes variadas (Utilizei de abóbora, sésamo e girassol)


Preparação:
Cortar o seitan em pequenas tiras e marinar, durante pelo menos 30 minutos, com o gengibre ralado, a curcuma, a pimenta preta e cobrir com molho de soja. Reservar.


Refogar a cebola em azeite. Quando estiver translúcida, juntar o seitan escorrido e saltear. Juntar os cogumelos partidos em tirinhas e cozinhar em lume brando.
Quando os cogumelos estiverem cozinhados, juntar a manteiga de amendoim, as sementes e, de seguida, as "natas" de arroz. Retificar temperos e deixar cozinhar mais 5 minutos até obter um molho cremoso.
Servir com um arroz simples (liga muito bem com arroz integral ou basmati).
Bom apetite!


*A curcuma liberta curcumina e a pimenta preta moída na hora liberta piperina. A junção destes dois ingredientes tem um enorme poder anti-cancerígeno. Por isso acabo por usar no tempero de quase todos os meus pratos.

Comentários

Mensagens populares