Masala Murghi (Frango com especiarias indianas)

Já é conhecida a minha paixão pela culinária indiana... São as cores, os cheiros, os sabores, a magia que acontece quando se começam a misturar as especiarias! Tudo me encanta e fascina... E o cheirinho que fica pela casa é indescritivelmente bom e reconfortante.
Este frango assado é bastante simples de se fazer mas uma explosão de sabor que irá fazer com que o queiram repetir com brevidade. Surgiu num dia em que comecei a misturar especiarias com base em algo que já tinha visto em tempos, nem sei muito bem onde... E não é que correu bem?

Ingredientes:
1 colher de sobremesa de sementes de cominhos
3/4 colher de sobremesa de sementes de coentros
1 pau de canela partido em pedaços
5 cravinhos
1 colher de chá de grãos de pimenta preta
50gr de amêndoas
1/4 colher de chá de açafrão
1 iogurte grego (125gr)
sal
1/4 cebola finamente picada
3 dentes de alho finamente picados
1 frango grande

Colocar as sementes de cominhos e de coentros numa frigideira em fogo alto, mexendo até as sementes passarem a um tom ligeiramente tostado. Retirar e colocar num almofariz (ou moinho de especiarias), juntamente com a canela, o cravinho e  os grãos de pimenta e moer bem. Picar as amêndoas e, juntar à mistura anterior bem como o açafrão, o iogurte, o sal, a cebola e o alho. Mexer bem.
Numa assadeira, colocar o frango e barrar bem com a mistura (não esquecer o interior). Coloquei também por baixo da pele do peito. Cobrir com película aderente e levar ao frigorífico a marinar (o ideal é ficar a noite toda).
Ligar o forno a 200ºC. Quando estiver quente, colocar a assadeira com o frango e cobrir com película de prata e cozinhar durante 1 hora. Devemos virar o frango a meio da cozedura.
A 20 minutos do final, retirei o papel prata para ficar com um bonito tom dourado. 
Retirar o frango do forno e deixar repousar uns minutos para conservar os sucos.
Servir com arroz basmati ou batatinhas assadas.
Bom apetite!



Comentários

Mensagens populares