Ossobuco à milanesa

Tenho milhentos livros de culinária... Um pequeno vício que me faz perder em inspirações de todos os cantos do mundo e assim vou viajando através dos sentidos. Mas confesso que de entre os vários autores, o meu favorito é o Jamie Oliver. Adoro o sabor das suas receitas, adoro a forma simples com cozinha mas ao mesmo tempo com uma tão grande explosão de sabor. Já tive o prazer de estar num dos seus restaurantes e adorei a experiência!
Esta receita foi uma agradável surpresa. Óptima para confortar nestes dias frios que temos vivido.
Acompanhei com um risotto de açafrão, do qual colocarei receita num outro post. Aqui vai a receitinha...

Ingredientes (para 2):
2 ossobuco
pimenta e sal q.b.
1 noz moscada inteira (para ralar)
farinha para polvilhar
manteiga
azeite q.b.
1 cebola
1 cenoura pequena
1 dente de alho
1 talo de aipo
1 pé de alecrim
100ml de vinho Pinot Bianco (substituí por espumante de moscatel)
1 colher de sopa de polpa de tomate
500ml de caldo de galinha

Para a gremolata:
1 dente de alho
1 raminho de salsa
1 limão

Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Temperar o osso buco com sal, pimenta e noz moscada. Polvilhar com farinha e sacudir o excesso. Colocar um bom fio de azeite e uma noz de manteiga num tacho que possa ir ao forno. Juntar o ossobuco e fritar de ambos os lados durante 10 a 15 minutos ou até estarem dourados (virar a meio da fritura). Quando estiver com um bom tom dourado, retirar os pedaços para um prato e reservar.
Picar finamente a cebola, alho, cenoura, aipo e as folhas de alecrim. Juntar ao tacho onde se fritou a vitela e deixar cozinhar uns 15 minutos, mexendo com frequência. Adicionar o vinho e deixar ferver até que o álcool evapore. em seguida juntar o tomate e o caldo de galinha. Deixar levantar fervura e soltar os bocadinhos que estão colados ao fundo do tacho (estão cheios de sabor!). Desligar o lume e juntar a carne.
Cobrir com uma folha de papel vegetal humedecida e papel de alumínio e colocar no forno. Deixar cozinhar durante cerca de 2 horas, ou até a carne estar tenra e a desfazer-se (ao fim de 1 hora verificar se é necessário colocar um pouco de água).
Para a gremolata, pique finamente o alho, coloque a raspa de meio limão, salsa picada e misture um pouco de azeite. No momento em que servir a carne a escaldar, colocar a gremolata por cima e surgirá um maravilhoso aroma e sabor.

Bom apetite!

Comentários

Mensagens populares