sábado, 4 de fevereiro de 2017

Polvo à lagareiro

Esta é daquelas refeições que me confortam e deixam feliz! Adoro polvo e confeccionado desta maneira é a forma favorita!

Ingredientes:
Batatinhas para assar
1 polvo
4 dentes de alho
azeite e sal q.b.
1 folha de louro
1 cebola
6 cravinhos

Na panela de pressão, colocar o polvo e a cebola inteira com os cravinhos espetados. Colocar água de modo a cobrir o polvo (mesmo até onde o polvo chega. Não vale a pena mais) e temperar com um pouco de sal. Fechar a panela e colocar em lume brando. Deixar ferver 15 a 20minutos (depende do tamanho do polvo). Ao fim desse tempo, retirar a pressão da panela e reservar o polvo.
Pré-aquecer o forno a 200ºC
À parte, colocar um tacho com água, as batatas e sal. Quando as batatas estiverem quase cozidas, transferi-las para um tabuleiro de forno e deixar cozinhar 20 a 30 minutos. Retirar o tabuleiro do forno e dar uma pancada numa batata (dá jeito fazê-lo com uma luva de cozinha ou com uma colher de pau para não queimar). Se a batata estalar, é porque está no ponto certo. Caso contrário, leve mais uns minutos ao forno. *
Quando todas as batatas estiverem "esmurradas", juntar o polvo no centro do tabuleiro, regar abundantemente com azeite, alho laminado e a folha de louro em pedaços e levar ao forno 10 a 15 minutos.
Servir bem quentinho! 

Bom apetite :)

*Pode saltar o passo de pré cozer as batatas e colocar directamente no forno com bastante sal. Demoram cerca de 45 minutos a ficar assadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário