Risotto de açafrão

Gosto muito de risotto pela sua cremosidade e riqueza. Tanto pode servir de acompanhamento (como foi este o caso) como de refeição principal.
Este tem uma cor vibrante conferida pelo açafrão. É a especiaria mais cara do mundo, visto ser necessário cultivar uma extensa área para obter uma pequena porção de estames da flor e pela delicadeza que é necessário empregar aquando a sua colheita. Além das suas propriedades corantes, é também utilizado com fins medicinais, no caso de casos depressivos e também de cancro.
Podem ser tentados a utilizar açafrão em pó para a confecção deste prato. Também resulta mas o sabor final não será o mesmo.

Ingredientes:
600ml de caldo de galinha
1 cebola pequena
1 talo de aipo pequeno
1 noz de manteiga
1 pitada de estames de açafrão (podem comprar no celeiro)
225gr de arroz-arbóreo (para risotto)
100ml de vinho Pinot Bianco (usei espumante rosé)
Queijo parmesão q.b.
Azeite q.b.

Preparar o caldo, deixando-o cozinhar lentamente. Entretanto, numa tigela coloque os fios de açafrão e cobrir com uma concha cheia de caldo quente.
Picar a cebola e o aipo e refogar com um pouco de azeite e uma noz de manteiga. Deixar cozinhar até ficar translúcido, mexendo de vez em quando.
Juntar o arroz e mexer durante alguns minutos. Aumentar a temperatura, juntar o vinho e deixar evaporar o álcool. Em seguida, verter o caldo que contém o açafrão e mexer durante uns minutos até absorver quase tudo, altura em que deverá juntar mais uma concha de caldo. Ir juntando conchas de caldo ?a medida que o anterior vai evaporando até o risotto estar cozido mas sem perder a forma. Finalizar juntando mais uma concha de caldo para o arroz ficar húmido.
Desligar o lume, juntar uma noz de manteiga e ralar o parmesão. Misturar e tapar a panela. Deixar repousar durante 2 minutos e servir.
Quando servir, pode ralar mais um pouco de parmesão.

Comentários

Mensagens populares