Beringela recheada

Beringela é daqueles legumes que fascina pela sua cor. A primeira coisa que ela nos pede, é que seja recheada! Carne picada é sempre uma boa opção. Não só pela bonita apresentação mas pelo seu sabor aconchegante. Há mil e uma maneira de fazer o preparado para o recheio. Esta é uma das mais simples, mas nem por isso menos deliciosa.
Quando elas são biológicas, melhor ainda! Estas vêm com o meu cabaz semanal do Vale da Marquesa (se ainda não são clientes não sabem o que estão a perder! Espreitem no facebook)

1 beringela
150gr de carne picada
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 tomate maduro ou polpa de tomate
1 pé de salsa picada
queijo ralado
azeite q.b.
sal e pimenta preta q.b.
pimentão doce fumado q.b.

Preparação:
Corte a beringela ao meio, polvilhe com sal grosso e coloque num prato virada para baixo durante pelo menos 30 minutos. Isto permite retirar a humidade da beringela e também um pouco do seu eventual sabor amargo. 
Pré-aqueça o forno a 160ºC.
Findo esse tempo, lave a beringela e seque bem. Retire a polpa cuidadosamente com uma colher e pique-a em pequenos pedaços. Saltear esses pedaços em azeite e quando estiverem moles, retirar para um prato com papel absorvente para escorrer a gordura. Reservar.
Refogar a cebola picada com o dente de alho e o azeite. Quando a cebola estiver translúcida, colocar a carne e deixar alourar. Adicionar o tomate e os temperos e deixar cozinhar em lume brando. No final, polvilhar com salsa picada e envolver.
Rechear as beringelas com o preparado, polvilhar com queijo ralado e levar ao forno até derreter o queijo.
Servir acompanhado de arroz branco ou de uma salada.
Bom apetite!

Comentários

Mensagens populares